Saiba como funciona a avaliação de imóveis!
O que é a avaliação de imóveis?
A avaliação de imóveis é um recurso de segurança e redução de riscos regularmente utilizado por instituições financeiras, no que se refere a transações imobiliárias, como financiamentos, doação em garantia, compra e venda, entre outros.
A avaliação de imóveis garante que o valor do bem seja realmente o que está sendo informado.
Por exemplo, quando um apartamento é financiado por um banco, a instituição precisa ter certeza do valor de mercado do bem que está financiando, caso contrário, terá prejuízo em caso de retomada e leilão.
O que é um laudo de avaliação de imóveis?
O laudo de avaliação de imóveis é um documento técnico emitido por um profissional habilitado da área de engenharia civil ou arquitetura.
Para a realização deste laudo, é necessária a visita do profissional no imóvel avaliado, sendo que esta visita tem como principal objetivo levantar as características gerais do imóvel, problemas estruturais graves. Além disso, é analisado também o mercado imobiliário da região onde o imóvel está localizado, com o intuito de obter os valores praticados.
O laudo pode ser um relatório resumido ou detalhado, dependendo da operação realizada e da finalidade do laudo.
Quais são os métodos para avaliação de imóveis?
Os métodos para avaliação de imóveis são os seguintes:
Método comparativo direto de dados de mercado, método evolutivo, método da renda, método involutivo horizontal ou vertical.
Por ser um trabalho técnico e regido por normas consolidadas, todos os métodos possuem diretrizes a serem seguidas, definidas pela NBR 14.653-2 da ABNT.
A norma NBR 14.653-2 da ABNT apresenta, detalha e organiza as técnicas, cálculos e modelos para a elaboração dos laudos de avaliação.
- Método comparativo direto de dados de mercado: Este método é aplicado em forma de comparação entre elementos de características semelhantes, por exemplo, comparação entre apartamento e apartamento. De acordo com as premissas deste método, é considerada incompatível a comparação direta entre um apartamento e uma casa.
- Método evolutivo: o método evolutivo é aplicado utilizando recursos de reedição de construções a partir do CUB (Custo unitário básico – publicado mensalmente pelo Sinduscon). Em geral, lança-se mão do método comparativo direto para a avaliação do terreno e o método evolutivo para a avaliação das edificações sobre este terreno. Após, é realizada a somatória dos valores, aplicando também o fator de comercialização da região.
- Método da renda: O método da renda tem base na capitalização presente da renda líquida, real ou prevista de um determinado imóvel. É necessário adotar um período de capitalização e a taxa de desconto a ser utilizada, sendo que esta deve ser justificada. Com isso, após realizar os cálculos adequados, obtém-se o valor de venda do imóvel através da capitalização da renda.
- Método involutivo: O método involutivo tem como principal base o melhor e maior uso do terreno, sendo assim, utiliza como fonte dos valores o potencial construtivo e de geração de renda de um bem.
Quem pode fazer avaliação de imóveis?
Engenheiros e arquitetos podem realizar avaliação de imóveis e são, em geral, contratados por instituições financeiras para a emissão dos laudos. Apesar disso, também há corretores de imóveis que podem realizar a atividade, porém não são todos que possuem atribuição para tal, pois é necessário realizar curso superior em gestão imobiliária ou especialização em Avaliação Imobiliária.
O corretor emite um documento chamado Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), que é um documento diferente de um laudo de avaliação técnico emitido por engenheiro ou arquiteto.
Nós, da Lesath engenharia, somos especialistas em avaliação de imóveis. Nosso atendimento oferece tudo o que você precisa voltado a imóveis, nos mais elevados padrões de qualidade.