Leia aqui tudo sobre Avaliação de Imóveis para FII (Fundos Imobiliário)!
O que é FII (Fundos Imobiliário)?
Antes de irmos para a definição e mais detalhes sobre a avaliação de imóveis para fundos de investimentos imobiliários, vale entendermos o que são fundos de investimentos imobiliários.
Fundos de investimentos imobiliários são uma forma de investir no mercado imobiliário sem ter que adquirir imóveis físicos de fato.
Os lucros destes fundos provêm dos rendimentos dos imóveis integrantes do fundo e de sua valorização em mercado.
Estes fundos são listados na bolsa de valores como um “papel”, por isso são muito semelhantes a ações no que se refere a compra e venda.
Os fundos são administrados por um gestor especializado, que todos os dias realiza o acompanhamento do mercado e do patrimônio, sendo que o propósito é sempre obter a máxima rentabilidade.
O que é Avaliação de Imóveis para FII (Fundos de Investimento Imobiliário)!
Agora que já entendemos o que são fundos de investimentos imobiliários, vamos à definição de avaliação dos imóveis que fazem parte do fundo.
Com o aumento da educação financeira no Brasil e da divulgação das opções de investimentos, o número de investidores tem aumentado, consequentemente, a demanda por serviços relacionados a estes fundos tem um considerável incremento.
A avaliação é um serviço técnico demonstrado através de um laudo, que tem o objetivo de apurar os valores atuais dos imóveis que fazem parte do fundo.
A avaliação utiliza normas técnicas e critérios científicos para chegar no valor mais adequado ao mercado dos imóveis, ou seja, o quanto valorizaram ou desvalorizaram.
A avaliação é um processo técnico que deve definir o valor de mercado de um imóvel e nos fundos imobiliários esta é uma necessidade, uma vez que os valores são dinâmicos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo.
De acordo com a Norma da ABNT NBR 14.653, o valor de Mercado tem a seguinte definição:
“Quantia mais provável pela qual um bem seria negociado em uma data de referência, entre vendedor e comprador prudentes e interessados no negócio, com conhecimento de mercado, mas sem compulsão, dentro das condições mercadológicas”.
Tendo em vista a definição do valor de mercado, a avaliação se torna um item de grande importância na administração do fundo imobiliário, pois garante que os valores são atuais e adequados ao mercado.
Qual a finalidade da Avaliação de Imóveis para FII (Fundos de Investimento Imobiliário)?
O proprietário de uma cota de um fundo de investimento se torna um dos “donos” dos imóveis, sendo que ao longo do tempo este recebe rendimentos dos aluguéis e da valorização dos imóveis.
Pelos motivos listados acima, a avaliação é de grande importância, pois determina, juntamente com outros critérios financeiros, como dívidas e obrigações, qual será o rendimento do fundo e como ficará a sua distribuição entre os investidores.
A principal finalidade da avaliação de imóveis para FII é fazer com que a carteira de imóveis tenha os seus valores sempre atualizados, de forma que o valor patrimonial possa ser administrado da forma mais eficiente e otimizada pelo gestor.
Com as avaliações em mãos, ao final de cada período, as gestoras realizam o balanço patrimonial, para entender os resultados gerados no ano.
Quem é responsável pela Avaliação de Imóveis para FII (Fundos de Investimento Imobiliário)?
Os fundos de investimento imobiliário são geridos por empresas administradoras, as quais são responsáveis por passar todas as informações do fundo ao órgão fiscalizador responsável.
Para isso, as gestoras contratam empresas especializadas em avaliação, para a elaboração dos laudos e apresentação do valor patrimonial, com um prazo máximo para entrega, conforme as normas e instruções.
As avaliações de imóveis, de forma geral e atendendo às normas existentes, são realizadas por engenheiros, arquitetos ou corretores de imóveis habilitados. Geralmente fazem parte de uma empresa que avalia a carteira de imóveis.
O que é CVM?
No universo dos investimentos, a sigla CVM é muito conhecida e significa Comissão de Valores Mobiliários.
Trata-se de uma entidade autárquica que disciplina, organiza e fiscaliza o mercado financeiro, bem como seus atores, de forma a conciliar interesses.
A conciliação de interesses é feita entre investidores e empresas de capital aberto, sendo que a entidade atua de forma vinculada ao Ministério da Economia.
A CVM mantém sede no Rio de Janeiro e possui presidente e diretoria, formando um colegiado que discute e decide políticas econômicas e financeiras.
Com que frequência é feita a Avaliação de Imóveis para FII (Fundos de Investimento Imobiliário)?
Para os fundos de investimento imobiliário a periodicidade das análises dos valores dos imóveis é de grande importância, principalmente nos termos de comparativos e análises financeiras detalhadas.
De acordo com as instruções da CVM, o levantamento patrimonial dos fundos imobiliários deve ser feito anualmente.
De forma mais específica, a instrução normativa CVM 516/11 dispõe sobre a elaboração e divulgação das Demonstrações Financeiras dos Fundos de Investimento Imobiliário – FII, regidos pela Instrução 472/08.
Com isso, as avaliações para levantamento patrimonial e definição dos valores de mercado dos imóveis integrantes do fundo, deve ser feita anualmente.